A APESPE-RH tem tido um papel ativo junto dos seus associados e entidades públicas e quer reforçar a sua disponibilidade para trabalhar junto do Governo, organismos públicos e demais partes interessadas neste regresso, contribuindo não apenas com sugestões, mas também com ações concretas que nos levem a acelerar a retoma e a criação de emprego.
E porque este é também um objetivo global, numa aliança sem precedentes, as três maiores empresas do setor: Randstad, Adecco e Manpower juntaram-se e elaboraram um documento de posicionamento intitulado: Regressar ao trabalho em segurança no novo normal. Este documento não resume a aliança, explica sim a sua extensão identificando países e setores onde estão a ser aplicadas ações e medidas para garantir a segurança dos trabalhadores. Medidas que serão acompanhadas e avaliadas por estas empresas de recursos humanos, que vão partilhar entre si as melhores práticas de protocolos de saúde e segurança no trabalho, especialmente em atividades onde o teletrabalho não possa ser uma opção. O objetivo é que estas medidas possam ser escaladas rapidamente para outras indústrias e países.
Portugal conta com estas empresas no seu tecido empresarial, e também outras que estamos certos que podem contribuir para este momento decisivo de regresso à normalidade. O conhecimento que vai ser adquirido, a experiência e a disponibilidade da APESPE-RH e das suas associadas é para junto do Ministério do Trabalho, Sindicatos, Entidades Patronais, Associações e Empresas garantir que em conjunto e também em aliança fazemos e tomamos medidas concretas.
Mais eficaz do que legislar e fiscalizar é estarmos juntos nesta preparação, assumindo não apenas compromissos mas também ações, porque a vida humana é o bem mais importante da economia e precisa de trabalho para a sua própria felicidade.
Veja Aqui:
https://www.apesperh.pt/wp-content/uploads/2020/04/Regressar-ao-Trabalho-em-Segurança_VF-PT.pdf