A rede de associados da APESPE RH cobre uma ampla gama de serviços na área da Formação e Consultoria:
- Estudos e projectos nos formatos Intra-Empresa e Inter-empresa
- Team building
- e-Learning
- On-job training
- Intervenção de forma integrada nos domínios da gestão do ciclo de formação, designadamente, diagnóstico de necessidades, concepção e planeamento, organização e acompanhamento, avaliação da eficácia e ainda auditoria da formação e Coaching
- Construção de itinerários pedagógicos, concepção e desenvolvimento de material didáctico-pedagógico
- Assessoria e apoio às empresas e organizações na elaboração de candidaturas aos fundos comunitários
Glossário de Formação
Programação Neuro-Linguística (PNL) – Estudo da forma como pensamos e experienciamos a realidade. Programação: termo informático que sugere que podemos eliminar, instalar ou reforçar o nosso “software mental” mudando, assim, a forma como pensamos e, consequentemente, a forma como agimos.Neuro: refere-se ao sistema nervoso, à forma como processamos a informação através dos cinco sentidos. Linguística: capacidade de utilizar uma linguagem verbal e não verbal para comunicar interna e externamente; codificar, organizar e atribuir significado às nossas representações internas do mundo.
Reciclagem – Processo formativo orientado para a actualização de competências e/ou skills de uma determinada população alvo, originado por desenvolvimentos e/ou adaptações de tecnologias ou know-how.
Reconversão – Processo formativo orientado para a mudança de carreira profissional, que associa o seu desenvolvimento à aquisição de novas competências.
Responsável da Formação – Titular da função encarregue da elaboração,realização e controlo de aplicação do plano de formação, animação e coordenação da acção dos membros da equipa e ligação com o conjunto dos responsáveis dos serviços utilizadores da formação.
ROI (Return on Investment) – Avaliação comparativa entre os investimentos em formação e os benefícios dos resultados da mesma para a empresa. Medida economico-financeira dos resultados creditáveis de formação e desenvolvimento de pessoas.
Trainees – Jovens que, em geral, frequentam o ensino superior ou são recém-licenciados e, após a aquisição de conhecimentos, ocupam posições técnicas relacionadas com a sua aprendizagem.
Transferência da Formação – Aplicação da formação no desempenho quotidiano da actividade.
Validação da Formação – Processo que visa confirmar se a realização de uma dada acção de formação está efectivamente a contribuir para melhorar o desempenho dos colaboradores nas suas funções.
Workshop – Treino em grupo de acordo com a técnica e temática dominadas pelo formador.
Legislação da Formação
Certificação das Entidades Formadoras
O novo Sistema de Certificação de Entidades Formadoras, regulamentado pela Portaria nº 851/2010 de 6 de Setembro consagrado na Resolução do Conselho de Ministros nº 173/2007, de 7 de Novembro que aprova a Reforma da Formação Profissional e no Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro que estabelece o Sistema Nacional de Qualificações, é o sucessor do Sistema de Acreditação de Entidades Formadoras que vigorou durante treze anos.
Validade dos certificados de Aptidão Pedagógica: Portaria 994/2010
Novo Enquadramento para a Formação e Certificação de Formadores: Portaria 214/2011
Selo de Empresa Qualificante: Portaria 537/2010 de 19 de Julho
Modelo do Certificado do Modelo de Formação Profissional: Portaria 474/2010 de 8 de Julho
Modelo de Caderna Individual de Competências: Portaria 475/2010 de 8 de Julho
Em Discussão Pública Pública:
– Projecto NP 4512:2012 (complementa informação da 851/2010 da DGERT) – Novo Regime das Entidades Formadoras.
Consultoria
Estudos, projectos e Consultadoria, nomeadamente nas seguintes áreas:
- Recrutamento e Selecção
- Executive search
- Out placement
- Estratégia empresarial
- Clima organizacional
- Organização e gestão de recursos humanos modelos e gestão de carreiras
- Políticas retributivas
- Estratégias de desenvolvimento de recursos humanos
- Projectos de internacionalização
- Gestão do talento e liderança
- Implementação de processos de análise de competências, de desempenho e software especializado na gestão de activos humanos
Actualmente não existe Legislação Laboral específica para a actividade da Consultoria sendo esta regulada pela Lei geral do Trabalho.
Lei 7/ 2009 de 12 de Fevereiro
(Código do Trabalho)