Introdução
06-09-2024
A sua privacidade é importante para nós.
Esta página explica de que forma protegemos a sua privacidade quando utiliza o site da APESPE RH, que tipo de dados recebemos e retemos e de que forma são utilizados e compartilhados, informando assim todas as partes interessadas sobre os mecanismos de controle e garantia implementados para cumprir a legislação aplicável.
A Associação Portuguesa das Empresas do Setor Privado de Emprego e Recursos Humanos é uma associação sem fins lucrativos e de duração limitada, com sede na Avenida Sidónio Pais, nº26, R/C Esq., em Lisboa, e titular do web site “apesperh.pt”.
A Associação é proprietária da base de dados e de todas as informações de carácter pessoal que nela são introduzidas através dos seus Associados e utilizadores em geral.
O tratamento automático dos dados pessoais fornecidos pelo utilizador, essenciais para utilização dos nossos serviços, respeita o Regulamento Geral de Proteção de Dados.
A informação contida na referida base de dados é usada tanto para a identificação correcta dos associados, como para a realização de estudos estatísticos para que possamos melhorar os serviços prestados, levar a cabo tarefas básicas de administração e poder comunicar notícias, ofertas ou novidades via correio electrónico, assim como responder a questões colocadas pelos utilizadores.
A APESPE RH assume as medidas de índole técnica, organizativa e de segurança que garantem a confidencialidade das informações pessoais introduzidas pelos visitantes de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados.
Qualquer Associado registado pode a qualquer momento exercer o direito de aceder, rectificar ou apagar os seus dados de carácter pessoal anteriormente introduzidos na nossa base de dados. Para isso basta enviar-nos um email dirigido a “” a manifestar essa vontade.
A Política de Privacidade estabelece:
- Âmbito desta Política de Privacidade
- Utilização de dados pessoais – que informação recolhemos e com que finalidade
- Com quem partilhamos os dados pessoais?
- Por quanto tempo mantemos a informação?
- Utilização de “Cookies’”
- Direitos dos titulares dos dados
- Alterações futuras nesta Política de Privacidade
Para obter informações adicionais ou esclarecer qualquer dúvida sobre a nossa Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais, as questões devem ser remetidas para:
Associação Portuguesa das Empresas do
Setor Privado de Emprego e RH
Av. Sidónio Pais, nº26, R/C Esq.
1050-215 Lisboa
Portugal
ou para o endereço de correio eletrónico:
Ao aceder e utilizar este site, estará a concordar com a recolha, o uso e utilização das suas informações pessoais conforme definido nesta Política de Privacidade.
Âmbito desta Política de Privacidade
Esta Política de Privacidade abrange as “informações pessoais” que são recolhidas no nosso site.
São consideradas “Informações pessoais” aquelas que o identificam enquanto indivíduo, seja de forma isolada ou conjuntamente com outras informações disponíveis para nós. Alguns exemplos de informação pessoal são o seu nome, telefone, nº de identificação fiscal, morada ou email disponibilizados através de formulários de contacto existentes no nosso site ou enviados por email.
Utilização de dados pessoais – que informação recolhemos e com que finalidade
O utilizador pode visitar o site da APESPE RH sem se registar ou fornecer ou revelar qualquer tipo de informação pessoal e individual.
Para questões via formulário de contacto solicitamos os dados essenciais para a sua identificação e endereçamento da resposta à sua questão.
Com quem partilhamos os dados pessoais
Aos dados pessoais guardados na base de dados da APESPE RH acedem exclusivamente os membros da Direcção autorizados para o efeito, assim como aos backups automáticos que efetuamos para preservar essa informação.
Os dados pessoais podem ser transmitidos a subcontratantes para que estes os tratem em nome da APESPE RH, situação em que a APESPE RH tomará as medidas contratuais necessárias para garantir que esses subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais. Podem ainda ser transmitidos a entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária em situações de contratação.
Sempre que existam estas transferências, a APESPE RH garante que os dados pessoais serão tratados dentro de países em que a União Europeia considera existir uma legislação de proteção de dados pessoais que garanta a proteção adequada da sua informação.
Os dados pessoais não são usados para outras actividades que não as referidas e NÃO serão disponibilizados a outra entidades externas e/ou relacionadas com a Associação que não as referidas anteriormente como necessárias para o desenvolvimento técnico da plataforma.
Por quanto tempo mantemos a informação
Os dados pessoais, após o consentimento, são retidos durante o período estritamente necessário. Se o titular exercer o Direito ao Esquecimento sobre dados que tenham uma obrigação legal de armazenamento, será suspendida toda e qualquer utilização dos dados, mas só os poderemos eliminar uma vez cumprido o prazo legal para a retenção dos mesmos.
Utilização de “Cookies”
Os “Cookies” são registos de informação que é armazenada no seu computador através do navegador (browser), retendo apenas informação relacionada com as suas preferências, não incluindo, como tal, os seus dados pessoais.
Os cookies destinam-se a ajudar a determinar a utilidade, interesse e o número de utilizações dos seus websites, permitindo uma navegação mais rápida e eficiente, de forma a dispensar a necessidade de introduzir repetidamente as mesmas informações.
Existem dois grupos de cookies que podem ser utilizados:
- Cookies permanentes – são cookies que ficam armazenados ao nível do browser nos seus equipamentos de acesso (PC, mobile e tablet) e que são utilizados sempre que faz uma nova visita a um dos nossos websites. São utilizados, geralmente, para direcionar a navegação aos interesses do utilizador, permitindo ao site prestar um serviço mais personalizado.
- Cookies de sessão – são cookies temporários que permanecem no arquivo de cookies do seu browser até sair do website. A informação obtida por estes cookies serve para analisar padrões de tráfego na web, permitindo-nos identificar problemas e fornecer uma melhor experiencia de navegação.
Para que fins utilizamos cookies?
- Cookies analíticos – São utilizados anonimamente para efeitos de criação e análise de estatísticas, no sentido de melhorar o funcionamento do website.
- Cookies de funcionalidade – Guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do site, para que não seja necessário voltar a configurar o site cada vez que o visita.
- Cookies de terceiros – Medem o sucesso de aplicações e a eficácia da publicidade de terceiros. Podem também ser utilizados no sentido de personalizar um widget com dados do utilizador.
- Cookies de publicidade – Direcionam a publicidade em função dos interesses de cada utilizador, por forma a direcionar as campanhas publicitárias tendo em conta os gostos dos utilizadores, sendo que, além disso, limitam a quantidade de vezes que vê o anúncio, ajudando a medir a eficácia da publicidade e o sucesso da organização do website.
Se não autoriza a utilização de cookies, pode sempre configurar seu navegador para rejeitar cookies ou alertar quando um cookie for adicionado ao seu computador. Poderá também apagar os cookies assim que sair do site.
Para mais informações consulte a seção “ajuda” do seu navegador ou consulte o site www.allaboutcookies.org ou www.aboutcookies.org. Embora não seja obrigado a aceitar cookies ao utilizar o nosso site, ao configurar o seu navegador para rejeitar cookies, poderá não estar a utilizar todos os recursos e funcionalidade do site.
Direitos dos titulares dos dados
O titular dos dados pessoais tem direito ao acesso, correção, eliminação, restrição, objeção e portabilidade dos dados. Para garantir a segurança no processo é exigida prova de identidade de modo a assegurar a confidencialidade.
- Direito de acesso, correção e eliminação
O titular dos dados pode, a qualquer momento, aceder aos dados que nos facultou, solicitar correção ou alteração, sempre que se justificar, sendo que nos comprometemos a dar o respetivo seguimento num prazo máximo de 30 dias. O direito à eliminação é-lhe igualmente reconhecido, pelo que os dados pessoais serão eliminados, no prazo acima referido, a contar da data do pedido, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação, como por exemplo os casos em que a APESPE RH tem de conservar os dados para cumprir uma obrigação legal. - Direito à restrição e objeção
Asseguramos o direito à restrição e objeção na utilização dos dados e outra informação pessoal na posse da APESPE RH, desde que não se verifiquem fundamentos válidos para a sua conservação, como por exemplo os casos em que a APESPE RH tenha de conservar esses dados para cumprimento de uma obrigação legal.
- Portabilidade dos dados pessoais
Assiste ao titular o direito de solicitar à APESPE RH que proceda ao envio dos dados pessoais para outra organização, sem que daí decorram custos, salvo se a informação, pela sua extensão e complexidade, implicar o uso de meios cujos encargos sejam significativos.
Cabe à Autoridade Nacional – a CNPD (https://www.cnpd.pt/), receber as reclamações dos titulares dos dados pessoais.
Caso pretenda exercer os seus direitos, pode fazê-lo para os seguintes endereços:
A/c Responsável pela Privacidade
Associação Portuguesa das Empresas do Setor Privado de Emprego e RH
Av. Sidónio Pais, nº26, R/C Esq.
1050-215 Lisboa
Portugal
ou para o endereço de correio eletrónico:
Alterações futuras nesta Política de Privacidade
Poderá ser necessário atualizar ou rever esta Política de Privacidade de futuro. Reservamo-nos o direito de o fazer, a qualquer momento e sem prévio aviso, divulgando essa versão revista no nosso site.
Essas alterações terão efeito a partir do dia da sua publicação e apenas sobre as informações pessoais recolhidas após a publicação da versão revista.