
Com o propósito de promover os mais elevados padrões de conduta ética nas relações com os clientes, candidatos, trabalhadores e outros indivíduos interessados, a APESPE-RH incentiva as empresas do setor a aderirem ao Selo de Qualidade – Conduta e Compromisso Ético. Com a criação deste Selo, a APESPE RH tem como objetivo tornar cada vez mais transparente a relação laboral entre as empresas e os trabalhadores.
O Selo de Qualidade – Conduta e Compromisso Ético, foi desenvolvido em cooperação com o IEFP e a ACT, sendo a sua obtenção opcional e dependente do compromisso e da correta implementação de um conjunto de 8 Princípios e 23 requisitos, constantes no Guia de Implementação deste selo, que pretende esclarecer e orientar as empresas na implementação dos procedimentos necessários.
A participação nesta iniciativa traduzirá o esforço voluntário de cada Empresa Signatária, na determinação e implementação de práticas e/ou procedimentos em conformidade com o regulamentado neste documento, sendo exigível a verificação da sua conformidade por uma entidade independente selecionada pela APESPE RH.
8 Princípios
1. Respeito pelas Leis e Normas
Exigir o cumprimento de leis e regulamentos aplicáveis ao setor, aplicando padrões de excelência na gestão com Clientes, Candidatos, Trabalhadores e Partes Interessadas.
2. Respeito pela Ética e Conduta Profissional
Colocar a ética e a conduta como prioridades na estratégia de intervenção, tratando todos os Clientes, Candidatos, Trabalhadores e Partes Interessadas com dignidade, transparência e respeito.
3. Respeito pela Privacidade, Confidencialidade e Segurança de Informação
Adotar elevados padrões de integridade, confidencialidade e segurança no tratamento de informação, com vista a proteger a informação relativa a Clientes, Candidatos, Trabalhadores e Partes Interessadas.
4. Respeito pela Proteção na Segurança e Saúde no Trabalho
Certificar que os Trabalhadores sejam cedidos a locais de trabalho seguros, que estes compreendam a natureza do trabalho a realizar e que tenham condições de o realizar em segurança (para si e outros), e que recebam formação adequada de segurança ocupacional.
5. Respeito pela Diversidade e Não Discriminação
Valorizar contextos de trabalho inclusivos, onde se promova a diversidade e igualdade de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, independentemente de raça, cor, religião, nacionalidade, sexo, idade, deficiência ou qualquer fundamento proibido pela lei aplicável.
6. Respeito pelos Direitos dos Trabalhadores
Implementar procedimentos e práticas eficazes no tratamento e cumprimento dos direitos dos Trabalhadores, de forma pronta e transparente.
7. Respeito pela Qualidade de Serviço e Promoção de Concorrência Leal
Promover elevados padrões de qualidade de serviço em todos os esforços e atividades empreendidas, quer de publicidade, recrutamento e/ou colocação.
8. Respeito pela Qualificação Pessoal Técnica
Contribuir para a qualificação profissional, de modo a incentivar uma melhoria na qualidade integral do serviço ao Cliente.
Pode solicitar mais informações sobre este projeto por e-mail para