O talento não se reconduz ou limita aos mais jovens, aos que têm mais escolaridade, aos que tiveram acesso às melhores universidades ou estabelecimentos de ensino superior.
O talento não se pode igualmente circunscrever às pessoas que, em cada momento, não fazem parte da minha empresa ou organização, que estão no mercado, são quadros ou gestores, que exercem a sua atividade nos meus concorrentes ou que têm desenvolvido a sua carreira profissional noutros setores da industria ou comércio ou em diferentes áreas funcionais.
Há talento em todas e cada uma das organizações. Na sua, certamente. Talvez até, na sua, mais do que nas demais.
Agora, será que já se deu ao trabalho de pensar nisto? Quantas pessoas, na sua organização, podem fazer mais, ser mais produtivas e realizadoras?
Em cada pessoa há por certo um manancial de capacidade, génio e vontade por explorar e aproveitar.
Se não estivermos atentos, se não pusermos em funcionamento um conjunto de políticas, práticas e iniciativas, a boa gestão, no fundo, tal riqueza ou potencial, será eternamente um valor teórico, que corre o risco de nunca se vir a concretizar.
A boa liderança, na minha conceção e experiência, é capaz de criar as condições para que as pessoas deem o melhor de si mesmas, e mais ainda, possam ser felizes no trabalho.
Ajude-nos também a realizar este sonho. Não fique indiferente. Apespe RH, mais de 30 anos a criar valor para as pessoas. Apespe RH, muito mais do que Trabalho Temporário!